sexta-feira, 14 de maio de 2010

Jogue lixo no lixo

Muito se tem discutido sobre as melhores formas de tratar e eliminar o lixo (industrial, comercial, doméstico, hospitalar, nuclear, etc.) gerado no estilo de vida da sociedade contemporânea. Todos concordam, no entanto, que o lixo é o espelho fiel da sociedade, sempre tão mais geradora de lixo quanto mais rica e consumista. Qualquer tentativa de reduzir a quantidade de lixo ou alterar sua composição pressupões mudanças no comportamento social.
    A concentração demográfica nas grandes cidades e o aumento do consumo de bens geram uma enorme quantidade de resíduos de todo o tipo, procedentes tanto das residências como das atividades públicas e dos processos industriais. Todos esses materiais recebem a denominação de lixo, e sua eliminação e possível reaproveitamento são um desafio ainda de ser vencido pelas sociedades modernas.
    Métodos de eliminação:
    - Aterros sanitários: O aterro sanitário é o modo mais barato de eliminar resíduos, mas depende da existência de locais adequados. Esse método consiste em armazenar os resíduos, dispostos em camadas, em locais esescavados.  Cada camada é prensada por máquinas, até alcançar uma altura de 3 metros. Em seguida, é coberta por uma camada de terra e volta a ser comprimida. É fundamental escolher o terreno adequado, para que não haja a contaminação nem na superfície, nem nos lençóis subterrâneos.
    - Reciclagem: É muito antiga a prática de reciclagem dos resíduos sólidos. Os utensílios metálicos são fundidos e remodelados desde os tempos pré-históricos. Os materiais reciclados são recuperados de muitas maneiras, como o desfibramento, separação magnética de metais, separação de materiais leves e pesados, peneiração e lavagem. Cada um deve fazer a sua parte, e jogar lixo no lixo, separando orgânicos de secos. Isso faz diferença na reciclagem, e para o nosso planeta.  Separe o lixo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário