sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lixo Industrial

A indústria é responsável por grande parte do lixo produzido mundialmente. Ele descarta os restos de sua produção que não podem mais ser utilizados, mas muitas vezes, colocam em lugares inadequados, prejudicando a população local e o meio ambiente. Estas fábricas, geralmente não têm um planejamento de reciclagem e reaproveitamento, não sabendo lidar com estes restos, descartando-os na natureza sem nenhum tipo de responsabilidade.
O lixo tóxico pode causar grandes danos à natureza e aos homens, principalmente se for produzido em grandes quantidades. Em conseqüência, quanto mais se enterra lixo, mais os ciclos naturais são ameaçados, e o ambiente se torna poluído.
Desde os anos 50, o lixo químico e tóxico tem causado desastres cada vez mais frequentes e sérios. Podemos citar como exemplo o desastre ambiental no Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, onde milhares de peixes apareceram mortos no Rio dos Sinos. Isto aconteceu devido à grande quantidade de produtos de indústrias de calçados, que foram descartados no rio. A região é altamente industrializada, deixando o ambiente local poluido.
Como consequência deste desastre, o 1,3 milhão de pessoas abastecidas pelo rio do Sinos e que dependem dele para a sua vida diária, ficaram prejudicadas, assim como a fauna regional.

LIXO INDUSTRIAL

O lixo proveniente das indústrias é chamado de lixo industrial. Gera grandes variedades de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, pelo motivo de que os processos são muito variados. Existem muitas industriais com processos muito diferentes, assim os dejetos resultantes são bem diferentes. Certos lixos podem ser reutilizados ou aproveitados, já outros não. Normalmente os que geram material químico não são muito aproveitados por apresentarem maior grau de toxidade. Outros são reutilizáveis como o refúgio das indústrias alimentícias.
Os lixos que não recicláveis podem causar a poluição do ar, da água e do solo. Aqui no Brasil as indústrias estão reduzindo cada vez mais a poluição do ar, porém o descarte indevido e ilegal em locais clandestinos tem provocado poluição do solo e também contaminando as águas de superfícies, bem como as subterrâneas, e os lençóis freáticos. Em Campinas, temos o “Lixão do Mantovani”, esse local recebeu muitos resíduos há anos atrás. E hoje em dia mesmo com todos os recursos não conseguiram tirar tudo o que foi posto.
Este tipo de poluição industrial é um dos grandes problemas de hoje em dia e as soluções técnicas adequadas dependem de cada caso e é estudada pela Engenharia sanitária.