sexta-feira, 16 de julho de 2010

Lixo Industrial

A indústria é responsável por grande parte do lixo produzido mundialmente. Ele descarta os restos de sua produção que não podem mais ser utilizados, mas muitas vezes, colocam em lugares inadequados, prejudicando a população local e o meio ambiente. Estas fábricas, geralmente não têm um planejamento de reciclagem e reaproveitamento, não sabendo lidar com estes restos, descartando-os na natureza sem nenhum tipo de responsabilidade.
O lixo tóxico pode causar grandes danos à natureza e aos homens, principalmente se for produzido em grandes quantidades. Em conseqüência, quanto mais se enterra lixo, mais os ciclos naturais são ameaçados, e o ambiente se torna poluído.
Desde os anos 50, o lixo químico e tóxico tem causado desastres cada vez mais frequentes e sérios. Podemos citar como exemplo o desastre ambiental no Vale dos Sinos, Rio Grande do Sul, onde milhares de peixes apareceram mortos no Rio dos Sinos. Isto aconteceu devido à grande quantidade de produtos de indústrias de calçados, que foram descartados no rio. A região é altamente industrializada, deixando o ambiente local poluido.
Como consequência deste desastre, o 1,3 milhão de pessoas abastecidas pelo rio do Sinos e que dependem dele para a sua vida diária, ficaram prejudicadas, assim como a fauna regional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário