sexta-feira, 16 de julho de 2010

LIXO INDUSTRIAL

O lixo proveniente das indústrias é chamado de lixo industrial. Gera grandes variedades de resíduos sólidos, líquidos e gasosos, pelo motivo de que os processos são muito variados. Existem muitas industriais com processos muito diferentes, assim os dejetos resultantes são bem diferentes. Certos lixos podem ser reutilizados ou aproveitados, já outros não. Normalmente os que geram material químico não são muito aproveitados por apresentarem maior grau de toxidade. Outros são reutilizáveis como o refúgio das indústrias alimentícias.
Os lixos que não recicláveis podem causar a poluição do ar, da água e do solo. Aqui no Brasil as indústrias estão reduzindo cada vez mais a poluição do ar, porém o descarte indevido e ilegal em locais clandestinos tem provocado poluição do solo e também contaminando as águas de superfícies, bem como as subterrâneas, e os lençóis freáticos. Em Campinas, temos o “Lixão do Mantovani”, esse local recebeu muitos resíduos há anos atrás. E hoje em dia mesmo com todos os recursos não conseguiram tirar tudo o que foi posto.
Este tipo de poluição industrial é um dos grandes problemas de hoje em dia e as soluções técnicas adequadas dependem de cada caso e é estudada pela Engenharia sanitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário